quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Novamente


Modernizar, embelezar e adaptar Manaus às exigências econômicas e sociais da época da borracha, passa a ser o objetivo maior dos administradores locais. Era necessário que a cidade se apresentasse moderna, limpa e atraente, para aqueles que a visitavam a negócios ou pretendessem estabelecer-se definitivamente.

###Do Livro: A Ilusão do Fausto Manaus - 1890-1920/Ednea Mascarenha Dias,pág.30

###Qualquer semelhança com o que está acontecendo agora, por causa do advento da Copa de 2014, é mera coincidência. Ou não?

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.

I Festival Amazonas de Dança

Ontem foi aberto o I Festival Amazonas de Dança. A festa começou às 20:00hs no Teatro Amazonas.
Marcelo Mourão Gomes, foi o grande homenageado, pelo o evento e também pelo Corpo de Dança do Amazonas,(CDA).
Marcelo fez uma grande e linda apresentação.
O CDA apresentou o espetáculo "Oré".
A entrada foi franca e a presença do público foi grande.

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Faces de Manaus IV

Prédio de Administração do Porto, mais uma vez esse magnifico prédio da antiga Prefeitura de Manaus, Passeio Temático J.Perés, e a Ponte da Sete de Setembro.
São locais maravilhosos que você pode ver e sentir prazer.

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.

Fotos de Francisca Uchôa Souza.

A Ilusão do Fausto Manaus 1890 - 1920


Quando se conta, aos que não sabem, as belezas de Manaus, todo o seu progresso, todo o seu maravilhoso poder de sedução, parece que o que se diz é uma nova lenda da terra encantada, a maior de todas as lendas, a lenda que faz erguer-se à beira dos grandes rios e por entre as florestas incomparáveis, uma cidade inacreditável de contos de fada... E quando alguém passa da ficção para a realidade, descrevendo a Pérola do Rio Negro, essa Manaus soberba e grandiosa, que é o orgulho dos que vivem nela e a saudade dos que estão longe, parece tudo uma alucinação imensa, um delírio insano, a ânsia de erguer nas selvas, para os gnomos e duendes, uma cidade cheia de avenidas e palácios... Uma cidade incrível, que mais parece um sonho, cidade que é elevo dos que vivem o seu conforto e a imensa saudade dos que já viveram no seu coração fascinado e meigo.

"Manaus: A cidade incrível", Revista Amazônida, n. 44, julho de 1930.



- Do livro - A Ilusão do Fausto Manaus 1890-1920

Postado por Francisca Uchôa Souza

Faces de Manaus III


Um dos chafariz da Praça da Polícia. Antigo Cine Éden sendo restaurado para fazer parte do Parque Temático Jefferson Perés localizado na Sete de Setembro e Manaus Moderna. Este Cine já foi chamado também de Cine Veneza. Uma foto da enchente de Manaus em 1953, vê-se ponte e a Alfândega ao fundo. Parque Dez de Novembro, hoje a Semed. Mais uma do bom e maravilhoso Parque Dez de Novembro que acharam de destruir. Uma cena urbana, com um belo, e com certeza ônibus confortável.
Saudades e saudades.
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.
Fotos atuais de Francisca Uchôa Souza.