terça-feira, 22 de março de 2016

Água - Vida água

Água – Vida água

Hoje 22 de março é comemorado o Dia Internacional da Água. É importante sempre lembrar sua importância e suas utilidades, para que sempre fique marcado que sem ela não é possível ter vida. Desde os primórdios tempos e desde a menor das criaturas até as maiores, a água é a fonte natural de sobrevivência entre os seres vivos.
Falar de água é sempre bom lembrar de toda a necessidade e utilidade dela na vida de todos, através dela o homem caminhou e descobriu suas utilidades para novos horizontes e avançou para o futuro.
Nosso corpo é quase 70% água, isso quer dizer alguma coisa. A necessidade é tanta que o homem deve consumir mais de 2 litros de água por dia.
Animais, plantas, vidas... consumem água direto ou indiretamente, através de alimentos provenientes de rios, mares, oceanos.
A água vive um ciclo que mostra sua mutação e função, seja ela em estado líquido, gasosa ou sólida, para beber, tomar um suco com cubos de gelos ou ainda tomar um banho de chuva depois que aquela nuvem desaba sobre todos.
Ela estar presente desde sempre, nosso planeta é composto por ¾ de água, mesmo que nem toda essa quantidade seja indicada para uso do homem, dividida para os oceanos em 97,5% que é salgada, o que sobra é 2,5% de água doce que serve para consumo humano.
No Brasil há a maior concentração de água doce, 13,7% é considerado o país mais rico em recursos hídricos, além disso tem o maior aquífero subterrâneo conhecido por Guarani, também tem o maior rio do mundo, que é o Amazonas.
A água no Brasil fica assim dividida:
Norte – 68,5%
Nordeste – 3,3%
Centro Oeste – 15,7%
Sudeste – 6,0%
Sul – 6,5%
(Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza. Cartilha do Projeto Protetores da Natureza)
Água fonte de vida, e muitas vezes motivos de morte por sua ausência ou por negligencia humana fazendo inadequadamente ações que se transformam em processos desastrosos ceifando vidas de pessoas, animais, vegetais e tantos outros, tornando o planeta em desarmonia e em perigo de extinção de alguns seres para a humanidade.
Água é vida, pureza, limpeza.... Com ela tomamos banho e limpamos nosso corpo tornando-o sadio e hidratado. Sem água não há plantações e com isso não há comida.
Apesar de ser um recurso natural primordial na vida humana, ainda assim existe lugares carentes de água potável, muitos utilizam água poluída e por conta disso muitas doenças se proliferam. Já em contrapartida existe um desperdício dia a dia de água, fazendo assim uma avaria imensa entre todos. Mesmo no Brasil isso acontece, fazendo que muitos fiquem sem água tratada. Então, durante banho quando for se ensaboar, desligue o chuveiro, ao escovar os dentes abra a torneira só quando for necessário, não devemos lavar calçadas ou carros com a mangueira o tempo todo ligado, devemos reutilizar água quando assim for possível, aproveitar a água da chuva usando um sistema de irrigação, o Planeta Terra (que deveria era ser chamado de Água) agradece.
Hoje quando nos utilizarmos da água vamos sempre lembrar desse compromisso.

Postagem de Francisca Uchôa Souza.




domingo, 20 de março de 2016

A Dança - Pablo Neruda

 A Dança

Não te amo como se fosse uma rosa ou topázio
Ou a flecha de cravos, que o fogo lança.
Amo-te como certas coisas escuras devem ser amadas,
Em segredos, entre as sombras e a alma.
Amo-te como a planta que não floresce e carrega,
Escondido dentro de si, as luzes de todas as flores.
E, graças ao teu amor, escura no meu corpo.
Vive a densa fragrância que cresce da terra.
Amo-te sem saber como ou quando ou de onde.
Amo-te tal como és sem complexo nem orgulhos.
Amo-te assim porque não sei outro caminho além deste.
Onde não existo eu nem tu.
Tão perto que a tua mão no meu peito é a minha mão.
Tão perto que quando fechas os olhos, adormeço.

PABLO NERUDA – 12/06/1904 – 23/09/1973 

Postagem e desenho de Francisca Uchôa Souza

Dança das luzes e flores.