sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"A Era do Ouro"- OS SAMURAIS DAS SELVAS - A presença japonesa no Amazonas

OS SAMURAIS DAS SELVAS – A presença dos japoneses no Amazonas
Em 1935, depois de realizarem um bem-sucedido processo de reformulação administrativa e reorientar as finalidades econômicas do projeto, com a direção dele extinguindo o colonato e instituindo o sistema de cooperativismo, a situação começa a se modificar favoravelmente para os que apostaram no empreendimento e permaneceram na localidade, pois, nesse momento, já se vislumbram sinais de sucesso econômico das primeiras experiências racionais do plantio de pimenta-do-reino em algumas fazendas da antiga colônia.
Tal façanha foi conseguida depois dos experimentos realizados pelo senhor Makinosuka Usui, que trouxe 20 mudas de piperáceas (pimenta-do-reino) adquiridas em Singapura, que, depois de cultivadas em sua fazenda, teve três de suas ramas aproveitadas com sucesso, que são logo conduzidas para as prosperidades dos senhores Enji Saito e Tomu Kato. Já nas propriedades desses cidadãos, essas ramas em razão dos devidos cuidados, prosperaram e produzem mais sementes que são distribuídas entre outros colonos, iniciando-se então a plantação em larga escala de pimenta-do-reino aclimatada  à região em Tomé-Açu.
Começa assim uma “Era de Ouro” para os habitantes dessa localidade, não apenas os japoneses, mas todos que participam e torcem pela prosperidade da região, como forma de provar que era viável e valeu a pena investir e acreditar no sonho.
# Do livro OS SAMURAIS DAS SELVAS – A presença dos japoneses no Amazonas
# Autor – AGUINALDO NASCIMENTO FIGUEIREDO
Páginas – 46 e 47

Senhor Tanio Oshikiri exibe a primeira muda de pimenta-do-reino do Brasil. Acervo: Associação Nipo-brasileira do Pará. # Foto copiada do livro Os Samurais das Selvas - A presença japonesa no Amazonas - Aguinaldo Nascimento Figueiredo

Plantação pioneira de pimenta-do-reino. Acervo: Associação Nipo-brasileira do Pará. # Foto copiada do livro Os Samurais das Selvas - A presença japonesa no Amazonas - Aguinaldo Nascimento Figueiredo 

Livro OS SAMURAIS DAS SELVAS - A presença japonesa no Amazonas - Aguinaldo Nascimento Figueiredo.