terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Eu que pintei I - Teatro Amazonas



Teatro Amazonas

Manaus tinha 25 mil habitantes quando o Teatro Amazonas foi inaugurado em dezembro de 1896, no Governo de Fileto Pires.
Até hoje ícone principal da cultura, da arte, do turismo, da paisagem e o principal ponto de autoestima da população amazonense, o Teatro amazonas teve o seu primeiro espetáculo em 7 de janeiro de 1897, com a ópera italiana ‘La Gioconda’.

A sala de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e os três andares de camarotes. No Salão Nobre, com características barrocas, ressalta-se a pintura do teto, chamada “A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia”, de 1899, e autoria de Domenico de Angelis.

Destaque ainda para a pintura do pano de boca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

Outro detalhe especial é a cúpula, composta por 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, adquirida na Casa Koch Fréres, em Paris. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.

As funções de óperas foram realizadas até 1912, seguidamente, e esporadicamente até 1924, sendo retomadas em 1997 até os dias atuais, projetando o Amazonas e formando novas gerações de artistas.

Texto de Robério Braga – do livro para colorir  Conhecer para Cuidar, pagina 02.

Postagem de Francisca Uchôa Souza

Do livro  para colorir - Conhecer para Cuidar


Foto de Francisca Uchôa Souza