sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Manaus de ontem, Manaus de hoje!



Foi em 1888 que começou a construção do atual templo, antes existia uma pobre capela que havia sido erguida em 1859. A construção da atual arquitetura foi importada da Europa com estilo gótico, com belos vitrais na parte superior do altar-mor, a pintura principal do teto é de obra de Domênico De Angelis. Existem obras também, nas laterais e na cúpula que são de Balerini.
Existe só uma torre na igreja, com um belo relógio e um grande sino que hoje funciona através de moderno mecanismo. 
Parabéns Manaus!  

Escrito e foto atual de Francisca Uchôa Souza

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dona Maria Rosa


Dona Maria Rosa - Ou melhor, Professora Maria Rosa.
Professora Maria Rosa, era assim que era conhecida aquela senhora, baixinha, corpo meio curvado, de pele alva, cabelos negros sempre presos pelo um coque. Quando a conheci eu não sabia ler e escrever direito, estudava no Grupo Escolar Carvalho Leal, lá fui matriculada no Jardim, ainda lembro da grande sala que ficava localizada bem no centro da escola, era cercada por uma pequena cerca de madeira e pintada de branco, tinha pequenas mesas e cadeiras todas coloridas, também de madeira. Ali dei os primeiros passos para meu aprendizado em ler e escrever. Dona Maria Rosa era professora de lá, ela morava perto da minha casa (eu morava na Borba com a Itacoatiara e ela morava na Itacoatiara, onde hoje é uma igreja Universal). Todos meus irmãos também ali estudavam eu ia para a aula com minha irmã mais velha e esta seguia Dona Maria (para carregar sua grande bolsa preta de coro) era uma alegria só, íamos conversando até chegar ao Grupo (naquele tempo era assim chamado). Dona Maria Rosa tinha uma escola de reforço em sua casa, assim fui parar lá para estudar, foi uma das coisas mais legal e cheias de aventuras que aconteceu comigo.
Pense em uma menina traquina que adorava frutas, correr, subir em árvores e imaginar várias aventuras com monstros escondidos nos meio daquelas imensas árvores até lá no fundinho do quintal, pois é, esta menina era eu. Mais menino às vezes, pois eu subia naquelas árvores sem medo. Eu ganhara a melhor professora do mundo, aquela que participava dos mais secretos segredos, até as necessidades de corrigir para ensinar o certo e não esquecer jamais. E ela ganhara uma companheira para muitas funções. E eu grandes lições!
Foram muitos anos que estudei na escola de Dona Maria Rosa, que me ensinou as letras, os números, a conhecer a leitura e nela viajar. Algumas vezes fiquei de castigo, quando merecia eu não escapava, levava bolo e de joelho ficava. E daí? Hoje estou aqui lembrando e sentindo um grande aperto no peito porque não tenho mais minha amável professora Dona Maria Rosa.
De manhã eu estudava no Grupo Escolar Carvalho Leal onde Dona Maria também lecionava.
Grupo Escolar Carvalho Leal



Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza