quinta-feira, 17 de março de 2016

Eu que pintei II- Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro

Construído em 1903, em estilo eclético, o Palácio Rio Negro era o Palacete Scholz, residência do alemão Karl Waldemar Scholz, que o fez para agradar sua esposa.
Quando era residência, o Palacete tinha espaço para a criação de cavalos de raça e passarinhos do casal Scholz, além de um quintal com igarapé, que servia de lazer e onde ancorava barcos que transportavam borracha.
Aliás, Sholz  era um grande exportador da borracha mas, a partir de 1912, com  o declínio da borracha e o advento da primeira Guerra Mundial, a linha de navegação entre Manaus e Hamburgo, na Alemanha, foi interrompida.

Com a sua falência, o Palacete foi hipotecado e, então, alugado para o Governo do Estado, que depois o adquiriu para ser a sede do Poder Executivo, no Governo Pedro de Alcântara Bacellar - o que durou até 1995.

No Governo Amazonino Mendes, a sede do Poder foi transferida e o local transformado em Centro Cultural Palácio Rio negro em 1997, com criação da Secretária de Estado da Cultura.

Atualmente o Centro Cultural Palácio Rio Negro promove gratuitamente vasta e eclética programação cultural com exposições de arte de artistas locais, nacionais e internacionais e visitas guiadas. 

Texto de Robério Braga

Postagem de Francisca Uchôa Souza


Desenho do livro para colorir - Conhecer para Cuidar, pág, 05

Palácio Rio Negro 
Palácio Rio Negro - foto de Francisca Uchôa Souza