sábado, 18 de julho de 2009

Bernardo Ramos


Nasceu em Manaus-Am em 12 de Novembro de 1858. Bernardo de Azevedo da Silva Ramos. Era filho de Manoel da Silva Ramos e de Jesuines Maria Azevedo da Silva Ramos. Bom lembrar que seu pai deu uma grande contribuição na Imprensa em Manaus, foi fundador.
Bernardo Ramos cedo ficou órfão de pai e como consequência cedo teve que ir trabalhar. Seu primeiro emprego foi no Correios da cidade Manaus.
Exerceu vários cargos públicos. Era visto como uma pessoa honesta e de convicção clara. Foi eleito Intendente Municipal (Vereador).
Destacou-se também na literatura com a obra: Inscrições e Traduções da América Pré-Histórica.
Era amante da Numismática e interessado nas Civilizações.
Era conhecedor das línguas mortas, como; Fenício, Hebraico, Sâmcrito. com esse conhecimento ajudou-o nas leituras das moedas dadas como indecifráveis.
Viajou pela Europa e Oriente Médio.
Foi um comerciante notável, foi presidente e fundador da Associação dos Proprietários de Manaus, organizou e fundou também o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, no ano de 1917. Foi um dos fundador do Clube Republicano do Amazonas.

Morreu no Rio de Janeiro em 05 de Fevereiro de 1931.
A Rua Bernardo Ramos traz seu nome como forma de homenageá-lo.

Fonte: Série Memória - L. Margareth.
Fotos postadas acima refere-se aos imóveis cito na Rua Bernardo Ramos. Com exceção a antiga Prefeitura que fica ao lado.


@@@@@UchôaSouza@@@@@

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Rua Bernardo Ramos


Devo dizer que foi uma das tardes mais feliz que tive juntamente com meu esposo. Decidimos tirar umas fotos da enchente e fomos para o inicio da Av.Sete de Setembro. Fomos lá e realizamos as fotos. Depois quando já estávamos indo embora decidimos conhecer a Rua Bernardo Ramos que fica bem ao lado do inicio da Sete. Assim fizemos, e para nossa surpresa tivemos agradáveis vistas. Eu já tinha ouvido falar da Rua. Foi na última administração da Prefeitura. Sabia que ela tinha passado por uma revitalização e houve até um certo tempo algumas comemorações no local, fazendo com que a Rua voltasse a ser visitada. Eu particularmente não participei. Bom, agora eu estava ali, diante daquela beleza e sossego. O inicio da Rua é magnifico, bem arborizada e ventilada, dá um ar de Rua de cidade pequena e calma.
O que sei dessa Rua é que ela foi a primeira de Manaus, marcando assim a urbanização da cidade. Ainda existem muitas casas antigas e inclusive tem a primeira, preservada. Lá também está situado o Nono Comando Naval do Amazonas.
O piso da Rua é original, todo em Arenito Manaós.
Destaca-se também na Rua, a Loja da Maçonaria, o antigo Hotel Cassina que depois ficou conhecido como Cabaré Chinelo e hoje está abandonado esperando por uma revitalização e outros imóveis, do antigo ao moderno. A Rua Bernardo Ramos já foi chamada de Rua São Vicente.
Como já disse é quieta e fresca, sua localização é bem próximo do rio e ao lado da Antiga Prefeitura.
Texto de Francisca Uchôa Souza.