segunda-feira, 25 de março de 2019

Da série eu que pintei X - Ponte Jornalista Phelippe Daou (Rio Negro)

Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro)

Conhecida primeiramente como Ponte Rio Negro, situada na Rodovia AM-070, s/n. Manaus – AM.
É uma ponte que atravessa o Rio Negro para ligar a capital Manaus ao município de Iranduba. Hoje faz parte também de um dos pontos turísticos da cidade de Manaus juntamente com o Teatro Amazonas e tantas outras atrações.
Sua construção começou em 2007 e enfrentou grandes desafios, como a profundidade do rio Negro como também a grande velocidade de suas águas, tornando assim a construção um grande desafio.
Tem 3.6 quilômetros de comprimento, 20.70 metros de largura no trecho convencional, mais 22.60 metros na parte estaiada, com quatro faixas para tráfego de veículos, duas em cada sentido. Tem também faixa de passeio para pedestres nos dois lados, permitindo assim cruzá-la caminhando.
Com uma bela visão panorâmica do magnifico e impressionante rio Negro, o maior rio de águas negras do mundo, que está em sua plenitude no fim da cheia, por volta do mês de junho.
Em 21 de fevereiro de 2017 a ponte Rio Negro passa a ser chamada Ponte Jornalista Phelippe Daou, mediante ao decreto estadual – 37.646 de 21/02/2017.

Fonte- Wikipédia, Google, livro para colorir Conhecer para Cuidar,

Pág. 20.
Trechos de texto de Robério Braga.

Foto- pesquisa Wikipédia e desenho do livro para colorir Conhecer para Cuidar, pintura de Francisca Uchôa Souza.

Postagem de Francisca Uchôa Souza