sexta-feira, 11 de julho de 2014

AUSÊNCIA - Carlos D. Andrade

AUSÊNCIA

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca tão apegada, aconchegada nos meus braços,
Que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim.

# - Carlos Drummond de Andrade
Postagem e desenho de Francisca Uchôa Souza

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Acabou! Uma prece!


 É um misto de dor, tristeza e muita decepção, sentimentos que rolam de dentro pra fora, de fora para dentro, o coração se aperta aquieta-se dentro do peito procura de alguma forma encontrar um meio uma saída para menos sofrer. Mas não tem jeito, o jeito mesmo é curtir a tristeza. É verdade, essa não é a primeira vez que a Seleção do Brasil perde um Mundial e provavelmente não será a ultima. O que doí é que para muitos é a primeira vez, aí não tem jeito, é decepção até a alma.
A noite de ontem foi difícil e custou a passar, eu e todos aqueles que estavam envolvidos no mesmo sonho, sofreu, e foi difícil dormir e sem sonhos, só com um pesadelo.

Sabemos que a vida continua e nela inserido todos os outros problemas crucias que um país como o Brasil tem. Muitos brasileiros não quiseram torcer, se envolver nessa aventura de um novo titulo no futebol e olha que já temos cinco, somos Penta, é o direito deles. O que é ruim são comentários desnecessários que povoam todos os ambientes de comunicações, claro que todos podem demostrar seus sentimentos sejam a favor ou contra. Pessoas com o mínimo de percepção sócio-política entende e sabe o que está acontecendo no desenvolvimento do país. São tantos os problemas de todas as ordens que seria desnecessário aqui citar, mas que estão dia a dia no convivo de todos, torcendo ou não pela Seleção Brasileira.

Existem setores que afetam diretamente todos aqueles que necessitam de alguma forma passar por ali e posso dizer de experiência própria que é terrível, conheço algumas pessoas que trabalham nesses setores e comentam agruras e algumas destilam maus sentimentos em prol de tal situação ao ponto de acharem que outras pessoas não devem se envolver em eventos como este que está já no fim, a Copa do Mundo. O fato de alguém estar envolvido em um evento como este não quer dizer que a pessoa está alheia a outros assuntos muito sérios em relação ao desenvolvimento do país. Será que pelo fato de não termos uma vida top dez em desenvolvimento de educação, saúde, mobilidade, saneamento básico, etc... Não podemos por um curto período sermos felizes ou sonhar com tal felicidade? É isso? Problemas sempre existiram e existirão, somos humanos, não somos perfeitos. Um viaduto caiu e matou duas pessoas, brasileiros, que sonhavam com um Brasil melhor, quem sabe até com o Hexa, e o que a Seleção Brasileira tem de responsabilidade neste sinistro? Então, quem devemos culpar?

Estamos prestas a viver um novo evento, uma nova batalha, em Outubro acontecerão as Eleições e nessa modalidade devemos nos aprimorar mais, devemos nos fortalecer e entrar no jogo para fazer gol e ganhar. Será uma nova oportunidade de formamos uma nova seleção com jogadores preparados e compromissados com todos nós e com o Brasil. Apontamos os dedos e muitas vezes citamos nomes de pessoas que estão no poder e são responsáveis por más administrações e até enganam, roubam. Mas quantos dentre nós também fazem as mesmas coisas? Desviam valores monetários, luz, água, internet e tantas outras coisas, furam filas, estacionam onde não devem, usufruam de direitos que não são seus?

Ah! Mas é pouca coisa, na frente dos que esses bandidos de gravatas fazem! Assim muitos respondem. Será mesmo? O cidadão que fura a fila de um banco ou estaciona em um lugar errado para ele, será melhor do que desvia ou dá uma carteirada num agente de trânsito usando a velha frase “você sabe com quem está falando”?

Que Brasil queremos? Que Brasil estará melhor para podermos torcer no futuro pela uma nova Seleção Brasileira? Sem medo de ser criticados por aqueles que verem tantos erros, mas que muitos deles os praticam e dizem “se eles fazem (os Políticos) eu também faço”. 

Então, a oportunidade está chegando, e vamos nos empenhar nesta nova batalha. Quem sabe que daqui a quatro anos estaremos melhores? Quem sabe estaremos melhores para um Hexa sem culpa?
Hoje quando acordei de uma noite meio mal dormida ainda carregava uma sensação de perda e tristeza, fiquei pensando no que iria escrever para aliviar minha alma. Sentia necessidade de ler algo que me confortasse e que lavasse minha alma, meu espirito, meu corpo, meu eu. Como gosto de ler e escrever precisava de alguma leitura que fizesse isso por mim. Fui até minha estante e diante de tantos livros, caminhos, histórias, aventuras, vidas... Meus olhos pousaram em Fernando Pessoa e num ímpeto de esperança peguei o livro como se pega a uma salvação, folheie e encontrei. Quando terminei de ler e com a alma limpa, decidi dividir.
Texto de Francisca Uchôa Souza

PRECE

Senhor, a noite veio e a alma é vil.

Tanto foi a tormenta e a vontade!

Restam-nos hoje, no silêncio hostil,

O mar universal e a saudade. 

Mas a chama, que a vida em nós criou,

Se ainda há vida ainda não é finda.

O frio morto em cinzas a ocultou:

A mão do vento pode erguê-la ainda. 

Dá o sopro, a aragem – ou desgraça ou ânsia –

Com que a chama do esforço e remoça,

E outra vez conquistaremos a Distância –

Do mar ou outra, mas que seja nossa!

# Fernando Pessoa – Mensagem