quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Maracanãs no Largo de São Sebastião - Manaus

Passeando outro dia no Largo de São Sebastião depare-me com uma cena bastante inusitada que fiquei bastante feliz. Eu que nasci e me criei e moro nesta cidade (Manaus) fiquei maravilhada com que vi, era um final de tarde e ao chegar ao na calçada do Teatro Amazonas vi que estava bastante movimentado por ali. Vários grupos de turistas estavam chegando e o movimento era grande, vozes de todos os lados, mas elas todas foram caladas por um um som forte de aves que ali estavam cortando o espaço em voos baixos e elegantes. A principio fiquei estarrecida e procurei logo ver o que estava acontecendo e percebi que eram dois casais de maracanãs ou ararinhas, periquitos, papagaio-de-cara-branca, essas aves tem vários nomes, segundo fiquei sabendo através do segurança que ali estava e viu minha emoção. Então lembrei que em dezembro passado antes do natal ali também estive e vi um casal dessas aves pousados em um dos óculos que existe na construção do Teatro Amazonas minha nora que comigo estava até registrou o momento.
Fiquei feliz como já falei e ganhei a tarde, eu que ali fui para matar a saudade do lugar ganhei de presente uma cena maravilhosa dessas aves voando em torno do Teatro Amazonas, não sei se elas estavam felizes vendo tanta gente ou se aqueles voos eram exibição de boas vindas para todos que ali estavam. Elas pousavam também em uma árvore que ali estar. Ainda questionei com um guardador e limpador de carros, pois o mesmo ficou enxotando as aves e gritando palavras de baixo escalão. Disse a ele que deixasse as aves em paz pois as mesmas estava em seu habitar, que era a árvore. Tirei uma foto da árvore, mas elas não saíram mais de lá.
Tomara que não façam com elas o que fizeram com os periquitos da avenida Efigênio Sales.
Nosso Majestoso Teatro Amazonas sendo homenageado pelo canto da natureza.

Texto de Francisca Uchôa Souza

O casal de pássaros citados no texto pousados no óculo do Teatro Amazonas e a árvore que citei. - Foto de Karina Rocha. 

Lateral do Teatro Amazonas, jardim do teatro, calçada do Largo de São Sebastião e construções que fazem parte do Largo.

Vista da frente do Teatro Amazonas, o monumento de abertura dos Portos que fica no Largo, detalhe do monumento, construções de casas no Largo e lateral do teatro. 

        Teatro Amazonas, Igreja de São Sebastião e vista ampla do largo  Fotos de Francisca Uchôa Souza.