quinta-feira, 6 de julho de 2017

Eu que pintei - VIX- Largo de São Sebastião

Largo de São Sebastião
O que se conhece hoje como Largo de São Sebastião foi uma antiga roça do português Antônio Braga, que vendeu parte do terreno para a construção do Teatro Amazonas.
O Teatro, originalmente, ia ser construído na avenida Eduardo Ribeiro, mas precisou de uma área mais sólida, de terra mais firme.
O projeto, portanto, foi deslocado para a área que está o Largo de São Sebastião.
 O largo foi, então, por um médico paraense chamado Antônio David Vasconcelos Canavarro. Nele, há importantes monumentos como o de abertura dos Portos, localizado bem no meio do Largo, erguido em homenagem à abertura dos portos do Brasil para o livre comércio com países.
Quanto ao piso do largo de São Sebastião, em linhas ondulares, todo em preto e branco, é uma alusão ao Encontro das Águas. O mesmo padrão também está no calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mas Manaus foi quem construiu primeiro. Outros monumentos ao redor do Largo são o próprio Teatro Amazonas, Igreja de São Sebastião e o Palácio da Justiça.
Hoje, fazem parte da programação do Largo o Projeto o Projeto Circo na Praça, o Projeto Arte por toda parte, além das brincadeiras infantis.
Também são realizadas diversas apresentações musicais, espetáculos de danças e teatrais e o Projeto Tacacá na Bossa.

Texto de Robério Braga- Do livro para colorir, Conhecer para Cuidar, página, 18.

Postagens de Francisca Uchôa Souza.



Foto de Francisca Uchôa Souza

Eu que pintei - VIII - Palacete Provincial

Palacete Provincial

O Palacete Provincial está nas fotos mais antigas da cidade de Manaus, no que era antes largo do aterro, hoje avenidas Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e Praça Heliodoro Balbi.
Foi construído, em 1861, para ser a residência do Capitão da Guarda Nacional, Custódio Pires Garcia. Depois de morrer, o palacete foi comprado pelo presidente da província do Amazonas, José Bernardos Michelles, que tinha a intenção de transformá-lo em Paço Provincial.
Em 25 de março de 1874, as obras foram concluídas. Daí, o Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas como a Assembleia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública, o Liceu Provincial. Apenas em 28 de fevereiro de 1875 aconteceu a sua inauguração oficial.
No Governo Eduardo Ribeiro, em 1895, o Palacete virou Batalhão de Policia Militar. Em 2002, foi transferido para a Secretaria do Estado da Cultura.
Restaurado em 2009, voltou à denominação original.
No alto da parede original do edifício, podem ser vistos medalhões de registro dos grupamentos de policia militar das demais unidades da federação brasileira, com as denominações existentes em 1895.

Texto de Robério Braga – Do livro para colorir, Conhecer para Cuidar, página, 16.

Postagem de Francisca Uchôa Souza.


Foto do Google 

Eu que pintei - VII - museu Casa Eduardo Ribeiro

Museu Casa Eduardo Ribeiro

O governador Eduardo Ribeiro tinha dois imóveis residenciais: uma chácara nas imediações onde está a Arena da Amazônia, mais precisamente onde foi o Hospício “Eduardo Ribeiro,” e a casa no Centro da cidade, na Rua José Clemente, onde é o Museu Casa Eduardo Ribeiro.
O prédio foi restaurado pelo Governo do Amazonas e inaugurado em 18 de março de 2010 como Museu.
Hoje, a Casa Eduardo Ribeiro recupera a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, considerado o grande transformador da capital amazonense, mobiliada tal como está no inventário publicado nos jornais de Manaus na época do falecimento do governador, em outubro de 1900.
Possui uma exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século 19 e inicio do 20, época em que viveu Eduardo Gonçalves Ribeiro. As salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida do ex-governador e de seus antigos proprietários.

Texto de Robério Braga – do Livro para colorir, Conhecer para Cuidar, página, 14.

Postagem de Francisca Uchôa Souza



                                           Foto tirada do Google.