sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A República


A República
No Instituto dos Meninos Cegos, foi também lavrado o primeiro decreto do governo republicano. Mais enfático do que o manifesto assinado antes por Deodoro, comunicava em seus artigos iniciais:
Art. 1°. Fica proclamada provisoriamente e decretada como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa.
Art. 2°. As províncias do Brasil, reunidas pelo laço da federação, ficam constituindo os Estados Unidos do Brasil.
O decreto dispunha ainda que, oportunamente, cada Estado faria sua própria Constituição, elegeria seus representantes para uma assembleia constituinte do Brasil e tomaria todas as providências para manter a ordem, a segurança pública, a defesa e a garantia da liberdade e dos direitos dos cidadãos. Anunciava também que nas regiões em que faltasse ao governo local meios para garantir a ordem haveria intervenção federal.
 
Foto tirada do livro.
 
# Do livro 1889 de LAURENTINO GOMES, pág.284



Postado por Francisca Uchôa Souza  

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Portal, igreja e cavalos


Portal, igreja e cavalos.

O portal oficial da cidade pensou ele com ironia, consciente de que o local também havia sido usado para execuções públicas até o século XVIII.
No topo de uma das colunas do portal, viu a bizarra estátua de São Teodoro em uma pose altiva junto ao lendário dragão morto, que Langdon sempre achava muito mais parecido com um crocodilo.
Em cima da segunda coluna fica o onipresente símbolo de Veneza, visível em praticamente todas as esquinas da cidade – um leão alado com sua pata orgulhosamente apoiada sobre um livro aberto, no qual se lê a inscrição em latim Pax tibi Marce, evangelista meus ( Que a paz esteja contigo, Marcos, meu evangelista). Reza a lenda que, quando São Marcos chegou a Veneza, um anjo teria dito essas palavras e previsto que seu corpo um dia repousaria ali. Mais tarde, os venezianos se valeram dessa lenda apócrifa para roubar os ossos de São Marcos de Alexandria e tornar a enterrá-los em sua basílica.
 

A igreja de São Marcos.
Do pico central da igreja, uma esquia estatua de São Marcos observava a praça que levava seu nome. Seus pés repousava m sobre um arco de vértice pontiagudo, pintado de azul-escuro e salpicado de estrelas douradas. Contra esse fundo colorido, desenhava-se o leão alado dourado, mascote da cidade.
Juntamente debaixo desse leão dourado São Marcos exibia um de seus mais famosos tesouros quatro colossais garanhões de cobre, que àquela hora reluziam ao sol da tarde.
 
 

Os cavalos de São Marcos.
Como muitos dos tesouros de Veneza, aqueles quatro garanhões de valor inestimável, que pareciam preste a pular para dentro da praça a qualquer momento, tinham sido roubados de Constantinopla  durante as Cruzadas.
Outra obra de arte saqueada estava exposta abaixo deles, na quina sudoeste da igreja – uma escultura em pórfiro roxo conhecida como Os tetrarcas. A estátua era famosa por ter faltando, quebrado quando fora trazida de Constantinopla no século XIII. Por milagre, o pé tinha sido desencavado em Istambul nos anos de 1960. Veneza chegou a solicitar que o pedaço faltante da estátua lhes fosse enviado, mas a resposta das autoridades turcas foi categórica: Vocês roubaram a estátua – nós vamos ficar com o pé.
 
 
 
# Do livro INFERNO de DAN BROWN - páginas, 301 e 304
 Postado por Francisca Uchôa Souza - imagens da consulta do Google.