sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TAMOIOS PORANGAS - um ensaio fotográfico.

Passeando no dia 3 de Outubro no Centro de Convivência do Idoso (CIC) localizado no bairro de Aparecida e feliz depois de ter assistido a peça Cabaret me deparei com uma Exposição de fotos de belas mulheres, todas senhoras. Parei e fui observar de perto, então fiquei sabendo que era uma exposição de um ensaio fotográfico que havia sido realizado no Mês da Mulher (Março) e as convidadas para as fotos eram mulheres  acima de 60 anos. Todas belas senhoras. Fiquei encantada e como gosto de exposição não perdi a oportunidade de registrar este momento. O ensaio fotográfico foi baseado no do Garotas do Calendário e foi realizado pelo fotografo Chico Batata. Tamoios Porangas (Velhas Bonitas em Tupi). Registrei, mas o melhor mesmo e ver de perto, não perca!
Texto de Francisca Uchôa Souza. Fotos da exposição






Dia do Idoso - Velho é o Preconceito!

Em 1999 foi estabelecido pela Comissão de Educação do Senado Federal o dia Nacional do Idoso.
Até o ano de 2006, a comemoração era realizada no dia 27 de Setembro. Depois que foi criado o Estatuto do Idoso em 1 de Outubro a data foi mudada para esta data concordando assim com a Lei de número 11.433 de 28 de Outubro de 2006.
Os números confirmam com que a Organização Mundial de Saúde diz a população de idosos só aumenta cada dia. Os tratamentos de saúde a qualificação de alimentação juntamente com exercícios mentais e corporais ajudam cada vez mais o idoso a se enquadrar em uma nova fase de vida sem perder tanto ou quase nada o estimulo de viver e melhor. Em vários municípios existem programas direcionados aos idosos. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde em 2025 haverá mais idosos do que crianças. E eu espero estar lá!
No dia 3 de Outubro estive presente em um evento no CIC- Centro de Convivência do Idoso para assistir e comemorar a semana que se refere ao Idoso. O evento era uma presentação de Teatro e a peça apresentada era "Cabaret". Foi lindo, maravilhoso! Fiquei feliz de ver toda aquela alegria de todos que ali se encontravam, idosos com seus parentes e convidados. A peça foi ótima toda produzida e  apresentada por idosos de várias idades. Muito bom!
Texto e fotos de Francisca Uchôa Souza