quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

E novamente é Natal!


E novamente é Natal!
E assim caminha a humanidade, (nome de um filme) mas que nesse exato momento faz com que seja aplicado neste assunto que é Natal. Quantos anos faz mesmo que Jesus nasceu? Quem lembra? Talvez poucos, mas todos se lembram da data que o homem criou para festejar o seu nascimento, 25 de dezembro, muitos lembram e comemoram o nascimento de Jesus ao “pé da letra” quer dizer; vivendo, lembrando e relembrando o acontecimento que marcou toda a humanidade, mesmo que alguma parte desta humanidade não seja dita cristã. E outros fazem de Natal um momento de “boom” comercial e, portanto uma festa de oportunidades.
O que é comemorar de verdade o nascimento do Menino Jesus?
Para muitos talvez seja ir ao Shopping ou outros lugares que vendem artigos de todos os gêneros sempre voltados para os presentes. Presentes para os chefes, presentes para os namorados, amigos, parentes, pais, filhos... Não podemos esquecer-nos dos presentes dos maridos, esposas... São tantos os presentes, presentes, presentes...
Esquecemos alguém? Sim! Às vezes existe a possibilidade de alguém ficar esquecido. Geralmente é a pessoa mais próxima da gente. Nosso irmão. Irmão de parentela, mesmo o de não de sangue, mas irmão do mesmo Pai, o Criador. Aquele irmão que geralmente mora longe num bairro distante, de periferias, subúrbios, mora em casebre metade madeira, metade papelão vinda de caixotes, jogados pelas grandes lojas, onde guardavam os presentes que nós compramos para aqueles que amamos e não esquecemos. Ou quem sabe esquecemo-nos do irmão que não mora longe, mas mora bem ali, ali pertinho da gente, em uma viela, talvez perto do Posto de lavagem, que lava nossos automóveis, mas que a gente nem vê e nem percebe ou talvez não queira. Mas ele está ali, nosso irmão esquecido. Esquecido por nós, esquecido pela vida, vida social ingrata, cruel, esquecido por quem deveria lembrar.
Porém, muitos são os que não são esquecidos, pois ainda temos entre nós aqueles que lembram que devemos ser irmãos em todas as situações. Esses irmãos tanto os que lembram e os que são lembrados comungam um Natal que o Menino Jesus realmente quer.
Quando Jesus veio ao mundo em noite que não se sabe qual, no meio do quase nada, rodeado por animais e uma gente que não era conhecida de sua gente, mas que o recebeu com amor e louvor. Ele comungou com a gente e se fez presente para toda a humanidade. Um pequeno ser, irradiado de luz, com uma missão imensa, mas capacitado com poderes e amor sem fim para com todos seja quem for os lembrados e os esquecidos. Festejar a noite de Natal é um ato de grandeza não só para aqueles que festejam com luzes de todas as cores, árvores de todos os tamanhos, comidas de todos os gostos, presente e presentes, às vezes um Natal comercial. Mesmo assim é Natal, Natal gente! Mas tem muitos que não festejam o Natal e sim o Nascimento de Jesus, que nos ensinou que devemos dividir o pão, dar sem olhar a quem, amar o próximo como a nós mesmo. É claro que não devemos sair derrubando árvores enfeitas, apagando luzes, jogando comidas fora, andando nus ou com trapos, claro que não. O que devemos derrubar são os preconceitos que nos atravanca tornando-nos brutos e ignorantes, o que devemos apagar são as lembranças ruins que guardamos em nossos corações e mentes, devemos jogar fora o ódio, o rancor, a raiva, o egoísmo que nos torna muitas vezes em monstros. Devemos sim, nos vestir de amor, felicidade, paz, harmonia, comunhão, recebendo em nossas casas, em nossas vidas aquele irmão que precisa não só na noite de Natal de conforto moral, espiritual, material, mas muitas vezes precisa da gente para toda uma existência ou uma passagem um pouco longa ou quem sabe mesmo só por uma noite de Natal.
Tenhamos a certeza que é assim que Jesus quer que seja festejado seu aniversário, mas não só na data que criamos. Nunca devemos esquecer o que o Senhor nos ensinou: “Porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede, e deste-me de beber; era estrangeiro e hospedaste-me. Estava nu, e vestistes-me, adoeci, e visitaste-me; estive na prisão, e foste ver-me”. – S. Mateus, cap.25, V 35 a 36. “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. S. Mateus, cap. 25, V 40.
Assim caminhamos em direção à luz, ao amor, a paz, a harmonia vivendo em fraternidade e irmandade, festejando não só uma noite de Natal, mas dias e dias... O aniversário do Menino Homem que se chama Jesus.
Texto e fotos por Francisca Uchôa Souza




Fotos de Francisca Uchôa Souza.