quinta-feira, 6 de julho de 2017

Eu que pintei - VIII - Palacete Provincial

Palacete Provincial

O Palacete Provincial está nas fotos mais antigas da cidade de Manaus, no que era antes largo do aterro, hoje avenidas Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e Praça Heliodoro Balbi.
Foi construído, em 1861, para ser a residência do Capitão da Guarda Nacional, Custódio Pires Garcia. Depois de morrer, o palacete foi comprado pelo presidente da província do Amazonas, José Bernardos Michelles, que tinha a intenção de transformá-lo em Paço Provincial.
Em 25 de março de 1874, as obras foram concluídas. Daí, o Palacete Provincial passou a abrigar, simultaneamente, várias repartições públicas como a Assembleia Provincial, a Repartição de Obras Públicas, a Biblioteca Pública, o Liceu Provincial. Apenas em 28 de fevereiro de 1875 aconteceu a sua inauguração oficial.
No Governo Eduardo Ribeiro, em 1895, o Palacete virou Batalhão de Policia Militar. Em 2002, foi transferido para a Secretaria do Estado da Cultura.
Restaurado em 2009, voltou à denominação original.
No alto da parede original do edifício, podem ser vistos medalhões de registro dos grupamentos de policia militar das demais unidades da federação brasileira, com as denominações existentes em 1895.

Texto de Robério Braga – Do livro para colorir, Conhecer para Cuidar, página, 16.

Postagem de Francisca Uchôa Souza.


Foto do Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!