terça-feira, 28 de abril de 2009

Sansão e Dalila.


O XIII Festival de Óperas do Amazonas, teve como abertura uma das belas e mais importante Ópera da França (país que está sendo homenageado este ano). A Ópera citada é Sansão e Dalila.
A noite estava linda e no Teatro Amazonas o ar era Parisiense.
Todos estavam ansiosos e quando o palco foi iluminado aos poucos e foi criando vida tudo ficou bem claro. "Aquela seria uma noite para não ser esquecida". E não será!
A história de Sansão e Dalila é uma história bíblica. Baseado no livro dos Juízes cap.16 do Velho Testamento. É uma história que narra violência,amor,paixão,traição e uma luta pela liberdade.
Tudo isso passado na Palestina em 1150 a.C.
Sansão que era hebreu, luta pela liberdade de seu povo, que vivia sendo oprimido pelos filisteus.
O Sacerdote Dagon arma junto com Dalila (sacerdotisa dos hebreus), uma forma de derrotar Sansão. Dalila então seduz e conquista Sansão, este já estando apaixonado confidencia a ela o segredo de sua Força. Dalila corta os cabelos de Sansão (onde residia sua força) e assim este é preso e mutilado na visão, fica cego. Sansão sofre, mas no seu clamor a Deus pede que suas forças volte novamente em breve momento, assim Sansão consegue derrubar as colunas do Templo onde estava e mata os filisteus.
BRAVO!!! BRAVO!!!

O público foi ao delírio no final, a Orquestra Filarmônica deu um show à parte, tendo à frente o maravilhoso Maestro Malheiro. Foi Lindo! BRAVO!!!

O palco estava todo espelhado e dava uma visão de um grande cubo brilhante, os atores movimentavam-se e equilibravam-se em um palco único, singular!

Méritos para todos que ali trabalharam.


A mezzo-soprano espanhola Nancy Fabíola Herrea, foi divina, ( Dalila ).
O tenor americano Michael Hendrick,maravilhoso, ( Sansão ).
Jean Phillipe Lafont, ( Dagon).



Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!