terça-feira, 16 de junho de 2009

Festas Junina.


Ainda lembro como se fosse ontem, das Festas Juninas do meu tempo de criança. Era maravilhoso quando chegava o mês de junho, entravamos geralmente de férias e curtíamos todas as festas do mês; Santo Antônio (12), São João (24), São Pedro (29).
As datas continuam as mesmas, mas as festas mudaram consideravelmente, não se vê mas as fogueiras (só as artificiais, aquelas que colocam uma luz enfeitas com papel selofone), os foguetes continuam, como continua as comidas típicas. Mas a alegria é diferente,não tem mais inocência.
Lembro que quando chegava o mês de maio meu pai começava a guardar as caixas de sabão em pedra e as de óleo, (todas eram naquele tempo, de madeira). Quando chegava as datas ele fazia uma fogueira me dava foguetes (todos sem grande riscos), e eu ia comemorar com meus amigos.
Eram brincadeiras boas e inocentes. Tinha quadrilhas, dança na roda, bois. Às vezes acompanhávamos alguns bois que passavam em nossa rua, e isso era quase sempre, o Boi Corre-Campo, tinha seu curral perto de minha casa. Uma vez meu pai contratou sua apresentação em nossa casa, foi maravilhoso.
Fazíamos adivinhações e comíamos deliciosas comidas. Na casa de minha professora de aulas particulares "Dona Maria Rosa", ela sempre fazia a festa do dia de São João, nossa! Era uma festa de grande alegria. Tinha brincadeiras variadas, mas tinha uma que era mais destacada e esperada, era a de Colocação do Rabo no Burro, o prêmio do Acertador, era o melhor.
Bebíamos refrescos de; groselha, limão, abacaxi, picolé,... Bolo de macaxeira, bolo podre, banana frita, pipoca... Hum, hum!
Que saudades, mas que bom que eu posso lembrar disso tudo. Hoje eu gosto do Festival Folclórico de Parintins, nunca fui lá, mas curto pela TV e torço pelo os dois (apesar de meu coração bater mais rápido pelo Azul), na cidade eu continuo amando o Corre-campo.
E as festas continuam, não importa as mudanças, afinal tudo tem seu tempo e sua evolução.
### A foto acima é do Boi Corre-campo no passado.

Texto de Francisca Uchôa Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!