quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Saci Pererê


Saci Pererê
Foi criado no séc. XVIII pelos povos indígenas do sul do Brasil. Saci Pererê faz parte do Folclore Brasileiro e no dia 31 de outubro é comemorado o seu dia.Quando foi criado Saci não tinha a aparência que tem agora. Era um menino de cor morena tinha as duas pernas e possuía um rabo. Sempre foi peralta e o local que vivia era nas florestas. Saci acabou sofrendo uma grande influência por causa dos outros povos tornando-se um menino negro e perdeu uma perna lutando capoeira, ganhou também um gorro vermelho, um cachimbo e passou a pular em uma perna só.
Segundo a lenda Saci é muito brincalhão e gosta de fazer muitas travessuras nas florestas. Quando Saci vê viajante passando pela floresta ele apronta de todas, causando medo. Saci também gosta de entrar nas casas que ficam próximas a floresta, Saci esconde objetos, assusta animais domésticos, come às vezes os doces da casa.
Mas Saci só faz tudo de travessura, coisa de menino peralta, nada de coisas ruins ou más que possa prejudicar as pessoas ou animais.
Hoje Saci além das travessuras adquiriu uma nova missão, é protetor do meio ambiente, sempre que pode faz de tudo para proteger as florestas, sua casa, sua moradia e bem-estar para todos nós.
Ninguém segura este menino, que usa um redemoinho de vento para poder se locomover. Falam que para prender um Saci é necessário jogar uma peneira em cima do dito redemoinho, tirar o gorro dele e depois colocar o moleque dentro de uma garrafa. Só assim ele sossega e passa a ser obediente e respeitar quem o prendeu.
SALVE O SACI PERERÊ – SALVE NOSSAS FLORESTAS E NOSSAS LENDAS.
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!