domingo, 9 de dezembro de 2012

Praça Antônio Bittencourt

Fui ver e registrar um novo espaço (quer dizer, um espaço renovado) a Praça Antônio Bittencourt,mais conhecida como Praça do Congresso. A paisagem é boa, falta mais arborização como em todo canto de Manaus.Enfim são coisas que temos que aprender a viver com elas ou melhor dizendo "sem elas". A Praça demonstra beleza, harmonização, um certo conforto, tranquilidade, segurança e música. Mas senti falta de de chafariz especialmente aqueles que podemos saborear um pouco de água fresca diante um calor tão intenso. Será muito bom se daqui alguns meses a Praça não vá estar abandonada e sem segurança. Será mais um espaço para as famílias, jovens e namorados curtirem momentos agradavéis e prazerosos. A Praça Antônio Bittencourt, está localizada no centro de Manaus próximo a Rua Ramos Ferreira e bem de frente com a Avenida Eduardo Ribeiro.
Escrito e fotos por Francisca Uchôa Souza.
 




Eduardo Gonçalves Ribeiro, militar, jornalista e engenheiro nascido no Maranhão em 18 de setembro de 1862, filho de Maria Florinda da Conceição. Estudou no Liceu Maranhense, na Escola Militar do Rio de Janeiro, graduando-se oficial do Exército, bacharel em ciências físicas e naturais e engenharia. Em 1887 foi deslocado para Manaus. Na capital amazonense atuou nas obras públicas, na demarcação de terras e na política, tendo sido vice-governador, governador do estado, deputado estadual, presidente do poder legislativo. Foi senador da República por das vezes sem conseguir o reconhecimento da Comissão de Poderes, por ação de opositores.
Atuou na imprensa maranhense, particularmente no Jornal o “Pensador” que ajudou a fundar: jornal popular e anticlerical. Do nome do jornal veio o apelido que ficou conhecido.
Foi assassinado em Manaus, crime político, em 14 de Outubro de 1900, mas seus adversários divulgaram ter sido suicídio para mascarar a história.
“Prometo-vos, pela minha honra de cidadão e de soldado, fazer tudo pelo engrandecimento desta terra, pela prosperidade de seus dignos filhos (...) Sem prevenções nem ressentimentos, tenho procurado e procurarei seguir meu norte que é pugnar pelos interesses de todos pelo engrandecimento do Amazonas”.

                                                                         Pose como governador.
# É o que está escrito nesta placa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!