sábado, 12 de outubro de 2013

O Julgamento

Pairando diretamente acima do altar-mor erguia-se um Jesus Cristo de mais de 8 metros, sentado, julgando os redimidos e os condenados.
À direita de Jesus, os justos recebiam a recompensa da vida eterna.
À esquerda, porém, os pecadores eram apedrejados, assados em espetos e devorados por toda a sorte de criaturas.
Retratado em colossal mosaico na forma de uma criatura infernal e devoradora de homens, Satã supervisionava a tortura. Langdon sempre se encolhia ao ver aquela figura, que, mais de setecentos anos antes, havia pairado acima do jovem Dante Alighieri, aterrorizando-o e, mais tarde, vindo a inspirar seu vívido retrato daquele que habitava o último círculo do Inferno.
O assustador mosaico acima deles retratava um demônio chifrudo em pleno ato de devorar um ser humano pela cabeça. As pernas da vítima pendiam da boca de Satã de um jeito que lembrava os pecadores enterrados até a cintura, com as pernas se debatendo no ar, do Malebolge dantesco. 
Lo ´mperador del doloroso regno, pensou Langdon, relembrando o texto do poeta. O imperador do reino de agonia.
Duas serpentes enormes e rastejantes brotavam de dentro das orelhas de Satã para também devorarem pecadores, o que dava a impressão de que a criatura demoníaca tinha três cabeças, exatamente como Dante descrevia no último canto do seu Inferno.   
 
Do livro INFERNO de DAN BROW - págs. 228 e 229

Postado por Francisca Uchôa Souza.
 Foto- pesquisa do Google.


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!