quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pescador de Ilusão - Por Klyssiane Uchôa Souza


Sala de Aula | Por Klyssiane Uchôa (Pedagoga Social do Instituto Ler Para Crescer Amazônia)
Projeto: Pescador de ilusões – o conto de um menino sonhador
Introdução:
O projeto cultural da Expedição Barco parte de uma ideia de uma viagem de total sintonia com a natureza, com a proposta do zero lixo e do aproveitamento do material reciclável desde a construção do barco que eles usam, até a realização das atividades com as crianças. Sendo assim percebemos que seria muito importante para nossas crianças a participação nessas atividades.
O Instituto Ler Para Crescer é um instituto que tem como foco a criança e o adolescente, ser em desenvolvimento, e não se conforma com situações de exclusão, abandono e carência. Existimos para incentivar as crianças e os adolescentes a serem protagonistas de sua própria história, por meio de várias formas de ler o mundo: livros, teatro, arte, música.
Já a Expedição Barco Iris é uma espécie de teatro-escola flutuante, itinerante e multicultural a bordo de uma missão motivadora de sonhos sustentáveis que zarpou dos pés das montanhas dos Andes, no Equador, com destino ao Oceano Atlântico. Desde fevereiro de 2012, Barco Iris realiza obras de teatro e projeções de cinemas reflexivos, origina conferencias e oficinas nas áreas da sustentabilidade e reciclagem e difunde o conceito “zero lixo” (do consumo ao descarte), promovendo intercâmbios que integrem o conhecimento ancestral frente à problemática do mau uso dos desperdícios em comunidades da ribeira dos rios por onde navega. A junção desses dois trabalhos só deu coisa boa.
Justificativa:
Ao pensar em Amazônia, caboclo ribeirinho e preservação do meio ambiente, acreditasse que tudo isso está bem casado e que somos completamente engajados nessa ideia de preservar e reciclar para melhorar. Mas não é bem assim. Nas nossas escolas como em qualquer outra do país muito se fala em reciclagem, aproveitamento do lixo e melhores condições de vida para os morados de bairros periféricos, mas falar é uma coisa e ensinar a fazer é outra. Foi pensando nessa possibilidade de aprender a se fazer reciclagem que envolvemos nossas crianças do Ler para Crescer no projeto de ReciclArte do Barco Iris para que elas vissem que é possível de verdade reciclar e viver melhor.
Objetivo geral:
Estimular a utilização de material reciclável em favor do meio ambiente e da comunidade em que a criança esta inserida, proporcionando assim qualidade de vida e renda.
Objetivos específicos:
             Entender a importância da preservação da natureza;
             Sensibilizar as crianças para essa importância para que elas possam ser multiplicadoras dessa ideia;
             Estimular o senso critico das crianças quanto ao que se deve fazer com o lixo que se descarta;
             Ensinar técnicas de reciclagem e aproveitamento de lixo;
             Desenvolver habilidades de leitura do mundo e do seu ambiente de vivencia, através de estímulos visuais, auditivos e sensoriais;
Como surgiu o Projeto?
As crianças que o Instituto atende são crianças de bairros periféricos da cidade de Manaus. Nossa cidade é toda cortada por igarapés e é no entorno desses igarapés que essas crianças vivem. Não há saneamento básico, o lixo que se acumula nos igarapés é jogado pela população que sofre por sua ignorância. Na época das cheias sofrem com as alagações e na época da vazante com as doenças e o mau cheiro.
Sempre fizemos atividades de conscientização para a preservação do meio ambiente com passeatas, distribuição de panfletos informativos nas comunidades, mas uma experiência de como se recicla ainda não havia acontecido. Dessa forma, programamos as atividades para coincidir com a vinda da expedição do Barco Iris que traria todo esse projeto diferenciado e envolvente.
O que aprendemos?
Em todas as atividades propostas para as crianças tentamos sempre sensibiliza-las quanto ao seu papel de cidadão. Cidadão esse que é responsável pela sua cidade, seu bairro, sua comunidade e tudo que está em volta.
Dessa forma, cada um deles ia aos poucos percebendo que mesmo eles sendo criança, poderiam de alguma forma colaborar para transformar o lugar onde moram em um lugar saudável de se viver, que para isso bastavam espalhar essa ideia para as outras pessoas mostrando que eles são capazes de mudar sua realidade em conjunto.
Todos aprenderam que é possível e fácil transformar lixo em arte, em vida em sustentabilidade.
Desenvolvimento:
No Instituto atendemos crianças e jovens. Em conjunto com os educadores sociais decidimos que iriamos nessa primeira oportunidade trabalhar somente com as crianças de 06 a 12 anos, assim, dividiram as atividades entre três grupos. Cada grupo faria uma atividade distinta, mas todas tinham o mesmo objetivo central.
As atividades tinham dois ambientes distintos onde iriam ocorrer: uma visita ao barco da Expedição Barco Iris e uma tarde cultural nas escadarias do Teatro Amazonas
O primeiro e o segundo grupo participou da atividade de visita ao barco da Expedição Barco Iris. Foi uma grande surpresa para eles, pois até então não havíamos dito que iriamos fazer essa visita. Já no barco um integrante do grupo da Expedição nos recepcionou e ele deu inicio contando sobre o barco e como ele foi construído e como funcionava. Em seguida os dois grupos foram reunidos para ouvirem a contação de uma história. Essa atividade foi muito interessante, pois a história contada foi criada a partir de relatos das crianças ribeirinhas por onde o Barco Iris já havia passado. A estória "Pescador de Ilusões" fala sobre João Pedro, um menino sonhador que idealiza pescar um castelo encantado para viver no mundo da ilusão. Para que isso aconteça, João Pedro recebe a ajuda de seres fantásticos que vivem na floresta amazônica. Os amigos imaginários de João Pedro ganham vida e despertam a consciência do menino para a preservação da natureza.
Com um toque mágico, o lixo passa a virar material reciclado e, com ele, João Pedro e seus amigos são capazes de construir seu tão sonhado castelo encantado e, ao mesmo tempo, ajudam a limpar as ruas e os rios da cidade de Manaus. E descobrem a verdadeira riqueza que existe na amizade e no cuidado com a Natureza.
O interessante é que todos os personagens que iam aparecendo na estória foram feitos a partir de lixo reciclado que depois da estória foi explicada para as crianças os materiais utilizados e como cada personagem foi feito. Após essa explicação, as crianças foram estimuladas a fazerem relatos orais do que entenderam da estória, se ela tinha relação com sua vida e o que elas poderiam fazer a partir dessa experiência. A como ultima atividade no barco todos fizeram desenhos sobre sua experiência na vista ao Barco Iris. Esses desenhos seriam expostos posteriormente no dia da apresentação da Tarde Cultural.
O Terceiro grupo participou da atividade Tarde Cultural na escadaria do Teatro Amazonas. Essa atividade estava dividida em: apresentação de marionetes e malabares, oficinas e jogos infanto-juvenis feitos com a técnica da reciclARTE; a exibição de desenhos feitos pelas crianças que visitaram o barco, leitura de crônicas, poemas e textos sócio-culturaisambientais, e um open mic (microfone aberto) para debater a sustentabilidade através da arte em Manaus.
Esse dia foi bem agradável, todos estavam bem envolvidos e com muitas ideias para expor e colocar em prática.
Resultados obtidos:
Percebemos que com essa atividade prática fortalecemos o vinculo das crianças com a natureza que o cerca fazendo com que eles se apropriassem dela de forma que eles passassem a ser o guardião dessa natureza compartilhando com todos de sua casa, comunidade e amigos essa ideia de que precisamos preservar o meio ambiente e não só preservar, mas fazer reaproveitamento de tudo para construir algo novo e melhor.
Conclusão:
Esse projeto deu mais forma e forma para tudo que sempre fizemos com as crianças, a conscientização da limpeza urbana e preservação do meio ambiente como pratica de melhoria de vida e bem estar para todos da comunidade. Observamos até hoje que com esse projeto pratico as crianças ficaram marcadas por essa experiência vivida no Barco Iris, por um sonho de mundo melhor. Um tempo depois da atividade um educador social relatou que uma das crianças havia feito o seguinte comentário: “Os adultos não sonham mais e precisam da ajuda das crianças, mas os adultos do Barco Iris vendem sonhos.” Isso nos mostra que estamos no caminho certo do proposito do Instituto e que ainda podemos acreditar que nossas crianças se tornaram adultos melhores e mais conscientes.
#Reportagem tirada da Revista Páginas Abertas - Editora Paulus - Ano 38 . n 56. 2013 . págs.34 e 35
Postado e fotos de Francisca Uchôa Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!