terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Eu que pintei V - Palácio da Justiça

Palácio da Justiça
Patrimônio histórico do Estado do Amazonas, o Palácio da Justiça foi construído por Eduardo Ribeiro e inaugurado em 21 de abril de 1900, no governo do Coronel José Cardoso Ramalho Júnior.
Um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da borracha e o prédio hoje também um centro cultural.
Nele se promove, gratuitamente, vasta e eclética programação cultural com exposições de arte de artistas locais, nacionais e internacionais, cinema, teatro, música, júri simulado realizado por estudantes dos cursos jurídicos, visitas guiadas às salas tradicionais do Palácio. O mobiliário de época é preservado.
Uma curiosidade interessante do Palácio da Justiça é a estátua símbolo da Justiça que fica no alto do prédio. Isso porque o arquiteto francês responsável fez um modelo exclusivo para o Palácio, com a deusa da Justiça sem venda. A estátua já causou muita polêmica, mas não foi proposital.
A justiça habitualmente representada com os olhos vendados, pois simbolizam a ideia de que diante da lei, todos são iguais.
O Palácio da Justiça foi tombado como patrimônio histórico estadual em 1980.

Texto de Robério Braga, do livro para Colorir - Conhecer para Cuidar, página 06.
Postagem de Francisca Uchôa Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!