segunda-feira, 22 de abril de 2013

Planeta Folha


O dia da Terra.

Parece brincadeira, mas não é. Hoje é o dia que se comemora o Dia Internacional da Terra, do Planeta Terra, da Mãe Terra, nossa casa mundial, nossa vida, nosso bem-querer, nosso bem-viver.
Agora fico pensando tinha que ser criado um dia deste especifico?  Não sou contra e penso que foi justo, importante e boa à data marcada, registrada. O interessante é que foi criada justamente para demonstrar, firmar, concretizar uma responsabilidade que deveria ser nata de todos nós. Afinal somos nós que vivemos aqui e por isso mesmo é importante, necessário que sejamos responsáveis por nossa “casa”, nosso planeta. Mas alguns de nós não tomamos ciência, responsabilidade pelo fato de que um dia tudo isso possa falir, deixando-nos sem teto, sem ar, sem água, sem vida...
As necessidades juntando com a tecnologia e mais o aumento da massa humana fez com que nós desencadeássemos um aglomerado de produtos nocivos para nós e para a Terra. Pronto, estava feito a bomba que hoje vive sobre aviso.
Em 1969 um senador americano (Gaylord Nelson) sentiu o começo do problema depois de um derramamento de óleo na Califórnia, encampou junto a um movimento hippie pela defesa do Planeta Terra, neste movimento juntou-se também o congressista conservador Pete MacCloskey, mas o jovem estudante de Harvard Denis Hayes para coordenar a campanha.
Em 22 de abril foi concretizado o fato, multidões saíram às ruas para protestar o uso inadequado de produtos nocivos tanto para nós como para a Terra. Queriam um Planeta mais saudável, mais seguro e mais sustentável. A data ficou marcada.
Em 2009 a (ONU) Organizações das Nações Unidas criou o DIA INTERNACIONAL DA TERRA, com os mesmos objetivos. Promover responsabilidades, harmonia entre o homem a natureza, a Terra, alcançando um equilíbrio entre todos nós e nossas necessidades, tornando o ambiente suportável, o Planeta vivo, a Terra boa, a Mãe Natureza fazendo seu papel e sendo protegida para nós humanos, animais, vegetais, minerais, nossos filhos e netos que ainda aqui virão habitar.
*Homenagem que faço aos meus netos que aqui já estão: Alexssander, Fellipe, Yasmin, Gabriel e Clara Lohanne.

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza
Desenho de Francisca Uchôa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!