quinta-feira, 2 de maio de 2013

Culturas e artes do pós-humano - da cultura das mídias à cibercultura

Culturas  artes do pós-humano - da cultura das mídias à cibercultra
Lucia  Santaella

O QUE É CULTURA
Cultura, em todos os seus sentidos, social, intelectual ou artístico é uma metáfora derivada da palavra latina cultura, que, no seu sentido original, significava o ato de cultivar o solo. Os sentidos conotativos de cultura não tardaram a aparecer. Cícero, por exemplo, já usava a expressão cultura anima, cultura da alma, identificando-a com a filosofia ou a aprendizagem em geral.
Que a analogia com o crescimento natural esteja no coração do significado de cultura não tem nada de arbitrário.  A cultura é como a vida. Sua tendência é crescer, desenvolver-se, proliferar, “porque é muito mais espessa a vida que se desdobra em mais vida, como uma fruta é mais espessa que sua flor” (João Cabra).
 São quatro os princípios que governam a vida: ela tende a se expandir como um gás para ocupar todo o espaço disponível; ela se desenvolve continuamente em nível de maior complexidade; quanto mais complexo o nível de sua organização, mais rapidamente a vida cresce. Esses mesmos princípios se aplicam à cultura.
Sua disposição para o crescimento é natural. Também como a vida quando encontra condições favoráveis ao seu desenvolvimento, a cultura se alastra, floresce, faz-se ostensivamente presente.
NA CULTURA TUDO É MISTURA
Outra importante metáfora para a compreensão da cultura, menos biológica do que a da vida é a metáfora da mistura. Se a mistura é o espírito, como dizia Paul Valéry, e a cultura é a morada do espírito, então cultura é mistura. Embora se apresente como uma simples brincadeira silogística, aí está enunciada uma condição fundamental para se entender o que está acontecendo com a cultura nas sociedades pós-industriais, pós-modernas, sociedades globalizadas deste início do século. Não é outra coisa senão a ideia de mistura que anima o livro Culturas híbridas com que Nestor Garcia Canclini recebeu o prêmio de melhor livro sobre a América Latina no período 1990-1992. De lá pra cá, a realidade não apenas vem confirmando, mas intensificando os diagnósticos de Canclini. Págs., 29,30.
# Do Livro CULTURAS E ARTES DO PÓS-HUMANO – Da cultura das mídias à cibercultura
# LUCIA SANTAELLA
 
Postado e foto de Francisca Uchôa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!