quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dia dos namorados


Dia dos namorados
Conta à história que havia um bispo chamado São Valentin que lutou contra as ordens do imperador Claudio ll que havia proibido o bispo de incentivar os casais de namorados a se casarem. O imperador achava melhor manter os homens solteiros para eles poderem ir para a guerra, pois eles seriam melhores combatentes.
O bispo Valentin além de não atender as ordens do imperador continuou a casar os namorados escondidos, causando assim sua prisão e sentença de morte.
Mesmo na prisão o bispo continuava recebendo bilhetes e flores de todos os jovens que acreditavam no amor. Nessa época ele também conheceu a filha do carcereiro e por ela se apaixonou. A moça era cega e segundo a história depois desta paixão ela ficou boa e passou a enxergar novamente.  Antes de sua execução o bispo deixou para ela um bilhete que dizia: “do seu namorado” São Valentim tornou-se mártir da igreja católica.
A data de sua morte é dia 14 de fevereiro e em Portugal e outros países da Europa e nos Estados Unidos o dia dos namorados é comemorado nesta data.
No Brasil a data ficou marcada em 12 de junho véspera de Santo Antônio o santo da igreja católica que é caraterizado como o santo casamenteiro. A data foi implantada pelo comerciante João Dória na década de 40 que viajando pelo exterior observou essa manifestação e quando voltou para o Brasil apresentou para os outros comerciantes e como o mês de junho era um mês de baixas vendas no mercado ficou então assim estabelecida à data do dia dos namorados. Os casais apaixonados exaltariam seus sentimentos através de compras e o comércio lucraria com suas vendas.
Hoje o certo é que milhares e milhões de casais se manifestam através de mensagens, beijos, abraços e presentes para seus amados dizendo “eu te amo”.
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza
 
 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!