sexta-feira, 14 de junho de 2013

Junho - festas juninas

O mês de junho é um dos mais alegre do nosso país, de norte a sul tem festas juninas, são festas que alegram o povo e mostra toda sua diversidade folclórica. Mesmo que estas festas tenham sido trazidas e implantadas pelos portugueses elas adquiriram um perfil totalmente do povo brasileiro, cada região com sua caraterística que envolve desde comidas, roupas, danças, enfim toda tradição local.
Nosso país é vasto em cultura folclórica e cada região cultua a sua nas festas juninas. Começa com o dia dos namorados por mais que esta data não esteja relacionada com as festas juninas não deixa de ser uma data já inserida no calendário que antecede o dia 13 de junho que o dia de Santo Antônio considerado o santo casamenteiro. Neste dia começa as festanças com danças, guloseimas, arraial, fogueiras e as tradicionais brincadeiras de adivinhar com quem vai se casar, já que o dia é propicio a pedir de Santo Antônio um amor. Santo Antônio é comemorado muito bem em um município do Amazonas chamado Borba.
No dia 24 de junho já é festejado o dia de São João. São João primo de Jesus e considerado um santo das mágicas que adivinha a sorte e o futuro através de uma série de sortes que os brasileiros herdaram dos portugueses. Festa bastante comemorada em todas as cidades do Brasil.
No dia 29 de junho já é o dia de São Pedro. São Pedro o chaveiro do céu, o primeiro papa, o protetor dos pescadores. Em Parintins um município do Amazonas acontece a festa dos bois, Caprichoso e Garantido sempre nos três últimos dias do mês de junho. É uma festa tradicional e que já estar inserida no calendário turístico de Manaus, do Amazonas, do Brasil.
Neste rol de datas comemorativas está as comidas típicas, desde de bolo de milho, tacacá, canjica, aluá, tapioca, vatapá, mugunzá.
Danças, muitas danças que vai de quadrilhas, cirandas, danças de bois, danças de cangaço, danças de tribos de índios, etc...
No Amazonas no município de Manacapuru tem a festa das cirandas.
Com a evolução de algumas grandes capitais estas festas estão aos poucos sendo esquecidas, muitas pessoas nestas épocas ainda participam porque conseguem irem para as cidades mais distantes, pequenas, que ainda não perderam as tradições. Muitos itens das brincadeiras não são mais possíveis serem utilizados nas brincadeiras, principalmente se tratando das cidades mais populosos e modernas, esses itens colocam em riscos as vidas das pessoas, como por exemplo os balões, fogueiras e alguns fogos de artifícios. Mas as festas continuam e mesmo assim todas com seus brilhos e alegrias. 
Ainda no dia 30 era festejado o dia de São Maçal que em vez de fogueiras de madeiras era feitas de cestos de palhas. Mas foi uma data que não  ficou em algumas cidades.
 
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza
 


Fotos da pesquisa do google.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!