quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil


Dia Nacional do Livro Infantil.
Dia 18 de abril é o dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem ao escritor José Bento Renato Monteiro Lobato. Escritor que nasceu em Taubaté no interior de São Paulo em 18 de abril de 1882. Ficou marcado fortemente por suas histórias infanto-juvenis, foi forte influência para as crianças.
Começou sua carreira escrevendo para jornais estudantis. Quando fazia a faculdade de Direito, ganhou o concurso literário do Centro Acadêmico XI de agosto. Criou Jeca Tatu, um personagem que retratava um caipira preguiçoso, pelo fato de Monteiro Lobato ter vivido muitos anos na zona rural em fazendas.
Depois de ter criado a “menina do nariz arrebitado” que fez muito sucesso, fez a sequência criando sua maior obra o Sitio do Pica Pau Amarelo. Foi de grande sucesso indo para a televisão, aumentando assim o sucesso e fazendo com quê a sua obra tornar-se mais conhecida.
Quem não conhece ou lembra-se de D. Benta (Vovó Benta), a boneca sapeca e falante Emília, Tia Anastácia a cozinheira do sitio que fazia para a criançada os mais deliciosos petiscos. Pedrinho e Narizinho os netos de D. Benta, mais o Rabicó o porquinho medroso de cor de rosa, Visconde de Sabugosa que era feito de sabugo de milho muito inteligente. Tio Barnabé o caseiro que vivia contando “histórias fantásticas”, ou melhor, os “causos”.
Dentro da obra do Sítio do Pica pau Amarelo Monteiro Lobato aproveito e enseriu o homem da roça e personagens folclórico brasileiro, dentre eles o Saci Pererê, negrinho de uma perna só que aprontava todas com todos. A Cuca que era um jacaré femea metida à feiticeira que vivia perseguindo todos. A obra também sofreu influências literárias como da mitologia grega, Walt Disney e até de histórias em quadrinhos. Monteiro Lobato foi um escritor lúdico.
Quando em 1934 lançou o livro “Emília no País da Gramática”, citou assuntos que se referia a; pronomes, verbos, adjetivos, substantivos, sílabas e outros. Isso tudo em forma de leitura e diversão.
Já em 1935 criou “A Aritmética de Emília” com a mesma intenção, ensinar brincando.
Em 4 de julho de 1948 Monteiro Lobato faleceu com 66 anos.
Em 2002 foi criada a Lei (10.402/02) registrando seu nascimento como data oficial da Leitura Infanto-Juvenil. Uma vez Monteiro Lobato citou – “Um País se faz com homens e livros”.
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza

Fotos da pesquisa do Google.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!