quinta-feira, 18 de abril de 2013

Um Baile de Máscaras


Um Baile de Máscaras – Guiseppe Virde
Neste último dia 16/04 entrou em cena no XVII Festival Amazonas de Ópera (FAO) a Ópera em Concerto “Um baile de máscaras” do compositor italiano Guiseppe Virde.
Com uma musicalização que vai do calmo, solene, romântico ao extremo, forte, vibrante, misterioso, a obra de Virde conta uma história de amor, amizade, paixão, traição, medo. Uma história que quando foi composta sofreu algumas alterações por razões politicas locais.
Mesmo assim a história é envolvida e traçada por fantasias, farsas e melodrama. Tornou-se uma história mundialmente conhecida e encenadas várias vezes.
A história conta um amor proibido de um rei (Gustavo III, sueco) que ama a esposa de seu melhor amigo. Uma feiticeira avisa que ele morrerá por causa de uma traição. Existem conflitos entre o casal de amantes e tudo é descoberto pelo traído. Arma-se um com complô para ser vingado à traição e interesses de outrem.
Amor, amizade, traição todos de mãos dadas para ter um desfecho em um baile de máscaras onde o rei será morto e os traídos vingados.  Assim é Virde, forte, emocionante, misterioso.
Na regência dessa bela obra faz-se presente o maestro Luiz Fernando Malheiros regendo a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, solistas nacionais e internacionais, tornando uma bela história em um grande espetáculo.
E mais uma vez, Bravo! Bravo! Bravo!

 

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza
Fotos de Francisca Uchôa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!