terça-feira, 16 de abril de 2013

Rei Roger


Rei Roger
Com uma magnifica apresentação o Festival Amazonas de Ópera (FAO) foi aberto neste último dia 14 de abril e se estenderá até o dia 1 de junho confirmando e assinando mais uma bela temporada de óperas a de XVII. A obra de Karol Szymarowski intitulada REI ROGER foi a estreante, o Teatro Amazonas estava em festa e quem lá esteve teve a oportunidade de se deliciar com uma apresentação sem igual.
A ópera concerto Rei Roger trouxe para o palco do Teatro Amazonas três grandes solistas internacionais; Olga Trifornova (soprano) é russa, Marcin Bromkowski (barítono) é polonês e José Luís Sola (tenor) é espanhol, engrandecendo mais o elenco, estava no palco os solistas nacionais; Juremir Vieira, Pepes de Valle e Denise de Freitas. A presença do Coral do Amazonas, Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e a Filarmônica do Amazonas maestrada por Luiz Fernando Malheiros, completou a grandeza da noite e da arte.
A ópera concerto é contada em três atos, o segundo ato com uma musicalização forte e exótica, um encantamento sentimental. A história fala da visão de um pastor simples mais muito espiritualizado, sobre aquele reinado luxuoso, porém fatídico. Isso no século 12 em um reinado bizantino da Sicília. O pastor fala de seus pensamentos diante uma reunião onde o rei e a rainha Roxana está presente. Todos ficam revoltados com a ousadia do pastor e exigem que ele seja executado. O pastor por ser uma pessoa espiritualiza acaba seduzindo a rainha deixando o rei em dúvidas existências tornando-se um peregrino. A rainha recebe ajuda do pastor para que seja feita a reconciliação dos monarcas. Assim a rainha volta apaixonada novamente para o Rei Roger. 
E não tem como gritar Bravo! Bravo! Bravo!
Escrito e fotos por Francisca Uchôa Souza

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!