quinta-feira, 11 de abril de 2013

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil.


Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil.

Manaus é a capital do Estado do Amazonas, é o principal centro financeiro coorporativo e econômico da Região Norte do Brasil. Fica no centro da Floresta Amazônica é histórica e portuária. Sua localização é extremo norte do país, a 3.490km de Brasília (capital do país).
É a cidade mais populosa do Amazonas e da Amazônia. Como o Amazonas era ligado às capitais do Maranhão e do Grão Pará, tinha o nome de Comarca do Alto Amazonas. Os três estados juntos formavam uma grande extensão territorial e só um governador é que comandava tudo, assim era muito difícil de defender a região dos invasores estrangeiros. Para resolver o problema da defesa da Comarca foi necessário construir em 1669 no Amazonas o Forte de São José da Barra.
Neste lugar havia algumas tribos como; os Banibas, Passés e os Manaós juntos eles construíram um agrupamento de palhoças, assim surgiu o Lugar da Barra. Com o passar do tempo o lugar foi abandonado.  Em 1755 foi criada a Capitania de São José do Rio Negro, por ordem do governo português e executada pelo governador do Grão-Pará Mendonça Furtado, sendo ainda subordinada a Província do Grão-Pará, em Mariuá ficava a sede só que o governo português exigiu que mudasse o nome e passasse a chamar-se de Barcelos. O local ganhou um governo que foi Melo e Povoas.
O local teve posteriormente vários governantes, mas o mais importante foi Lobo D’almada. Ele fez vários progressos e o mais importante foi à transferência da sede para o Lugar da Barra, pois a localização geográfica era melhor, em 21 de dezembro de 1791. Mas por intrigas políticas e pessoais em 1798 a sede foi novamente transferida para Barcelos. O tempo passou e Lugar da Barra adquire a pose de Vila, conseguindo com isso o direito de sediar a Capitania, em 13 de novembro de 1832 já no governo de José Joaquim Vitório da Costa, ganha o novo nome Manaus.
Em 1848, Manaus passa a chamar-se Cidade da Barra do Rio Negro, pela lei147de 24 de outubro de 1848. Após dois anos, pela lei 592, de 5 de setembro de 1850, o Amazonas é elevado à categoria de Província, dessa forma deixa de ser dependente do Pará e torna-se livre.
O titulo de “Cidade de Manaus” foi firmado e definitivamente concedido pela lei de n68, de 4 de setembro de 1856. Assim nasceu Manaus, com cara de indígena, costumes caboclos e vida moderna, tecnológica, sem perder suas origens, recebendo todos que aqui vem, de braços e coração aberto.
Já foi conhecida como a “Belle époque” por causa do Ciclo da Borracha, “a Paris dos Trópicos”, mas hoje é conhecida por sua principal economia o ”Polo Industrial” de Manaus o PIM. Sua cultura Folclórica, Gastronomia, Fauna, Flora é riquíssima e são atrações turistas.
Manaus como já foi dito é a capital do estado do Amazonas, que fica localizado no norte do Brasil e é um dos estados que compõem a Amazônia. A Amazônia é formada por nove estados que formam a Bacia Amazônica, são eles; Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, esses dois últimos estados apenas têm uma parte de seus territórios, esta é a formação da Amazônia Legal. Manaus hoje se prepara para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2014.
Fonte de pesquisa: Série descobrindo nosso Município.
Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza.
Mapa de Manaus ( lado esquerdo)

Mapa do Amazonas

Mapa da Amazônia Legal

Mapa do Brasil

Festas, Fauna, Flora, Gastronomia, Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!