sexta-feira, 19 de abril de 2013

Quem fomos? Quem somos? Dia do Índio.


Dia do Índio

O dia do índio foi criado pelo decreto lei 5.540 de 1943 no governo de Getúlio Vargas. Mas tudo começou mesmo foi em 1940 quando foi formado o 1 Congresso Indigenista Interamericano no México. Neste congresso estiveram presentes várias autoridades governamentais dos países da América.
A presença de vários lideres indígenas foi muito importante, apesar de nos primeiros dias eles não compareceram ao evento. O motivo era medo, temor, afinal de contas eles já viam sofrendo a centenas de anos. Desde os descobrimentos os índios sofreram as piores atrocidades, massacres, algumas tribos até foram dizimadas da face da terra e até hoje a história não é tão diferente, mesmo com todas as leis que foram criadas para suas proteções e sobrevivências. Foram os ditos “humanos brancos” que os trucidaram.
No dia 19 de abril daquele ano (1940) os lideres indígenas resolveram participarem do congresso, afinal estava sendo realizado para falarem, avaliarem, resolveram sobre suas vidas, condutas futuras de ambas as partes sairiam dali, ajuda e proteção.
Assim ficou estabelecida a data em 19 de abril de todos os anos é comemorado o Dia do Índio.
A data não deve ser apenas lembrada ou até apenas comemorada, mas deve servir de motivo para reflexões analises e projeções reais e futuras. Eles estavam aqui antes mesmo de nós aqui chegarmos. Já não são muitos e os que ainda restam devem mais do que nunca cuidados e protegidos não só que representam uma “espécie de raça”, mas principalmente porque são humanos e pessoas.
Os órgãos governamentais devem estar atentos e olharem com cuidados para as causas ambientais indígenas e não só dar a proteção em si de fato, mas tornar a valorização, humanização reais e cabíveis a eles. Fazendo possível que o índio evolui em seu próprio ambiente tornando-se um cidadão de sua terra, de sua vida, de sua pátria.
Fotos da pesquisa do Google.

Escrito e postado por Francisca Uchôa Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, se assim o achar necessário!